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Os Engines motor 2 tempos 120AX-BE BIO ETHANOL | Ref.: OSMG19213

Os Engines motor 2 tempos 120AX-BE BIO ETHANOL

Fabricantes: OS engines

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Os motores O.S. BE (Bioetanol) consomem 40% menos combustível em volume por tempo de voo! E – melhor ainda! – a mistura a base de etanol (álcool comum) é muito mais barata! Mas põe mais barata nisso!

O desempenho dos motores O.S. BE é igual ou superior ao dos motores equivalentes glow tradicionais, que usam metanol com nitrometo. E com mais uma vantagem: os motores BE têm mais torque! Sabe por quê?

Os motores O.S. BE não usam nitrometano simplesmente porque o etanol tem um poder calórico cerca de 25% a 30% maior do que o metanol! Ou seja: o etanol sozinho libera muito mais energia do que qualquer mistura glow com 20% de nitrometano! Como o etanol se inflama mais lentamente do que o metanol, os motores BE giram num ritmo parecido com o dos motores glow de ciclo de 4 Tempos e a marcha lenta é mais firme!

Motor O.S. 120AX-BE (Bioetanol)
Para aeromodelos grandes

Cilindrada: 19,96cc (1.218pol.cub)
Potência: 2,8ps/9.000rpm
Diâmetro do cilindro: 30,4mm (1,197pol.)
Curso do pistão: 27,5mm (1,083pol.)
Faixa de rotação: 1.800 a 9.000rpm
Peso: 653g

SOBRE A VELA PARA MOTORES O.S. BE (OSM 71668100)

A vela O.S. BE tem rosca diferente do padrão para evitar o uso de inadequado de velas comuns. Nenhuma outra vela serve nos motores O.S. BE.

A vela O.S. BE tem filamento com liga especial para catalisar a combustão do etanol. As velas comuns, para motores glow a metanol, têm filamento de liga de platina. A vela BE usa outro tipo de liga. A diferença não tem nada a ver com as nuances de "quente", "média" e "fria" que normalmente distinguem as velas comuns para motores glow a metanol.

A Aeromodelli adotará a mesma política estabelecida pela O.E. Engines para a comercialização dos motores BE ao varejo no Japão:

A venda dos motores BE no Brasil foi planejada para acontecer somente quando estivesse no mercado o combustível padrão O.S. Bioethanol. A produção do combustível já começou! Ele é feito sob supervisão da Aeromodelli conforme um rígido controle de qualidade definido por contrato assinado com a fábrica.

Haverá, no entanto, uma pequena diferença em relação ao Japão: lá, a venda dos motores para as lojas É CASADA com a do combustível. Aqui, não.

No Brasil, a Aeromodelli fortemente recomenda que as lojas tenham, para cada motor BE colocado à venda, pelo menos DOIS GALÕES de 3,6 litros de combustível de modo a assegurar o abastecimento sem transtornos para o consumidor. Não haverá “venda casada”, nem por parte da Aeromodelli em relação às lojas e nem destas em relação aos consumidores. Esta recomendação visa assegurar que não falte no mercado o combustível correto e que se evitem mal-entendidos entre os consumidores e as lojas.

GARANTIA SÓ COM COMBUSTÍVEL PADRÃO

Os motores BE só têm garantia se usarem o combustível padrão feito com ingredientes de procedência e qualidade certificadas.

No Japão, a O.S. colocou à disposição dos consumidores o combustível padrão Bio Ethanol Glow Fuel. Esse mesmo combustível padrão é, a partir de março de 2010, produzido no Brasil com a supervisão da Aeromodelli. Ele é feito com ETANOL ANIDRO (99,5% puro), óleo de rícino refinado PA ("para análise" ou 99,9% puro) e aditivos antiespumante, antioxidante e descarbonizante especialmente desenvolvidos.

Para evitar polêmica e dores de cabeça entre as lojas e os consumidores que tentarem usar qualquer tipo de etanol (álcool de posto, de supermercado etc.) em misturas com lubrificantes inadequados, a O.S. Engines e a Aeromodelli deixam claro desde já que não se responsabilizam por motores submetidos a combustíveis "caseiros", ainda que se declarem feitos com ingredientes dos mesmos tipos usados no combustível padrão, pois não asseguram procedência e qualidade.

POR QUE COMBUSTÍVEL CASEIRO NÃO DÁ GARANTIA?

Os motores BE funcionam perfeitamente com o combustível padrão O.S. Bioethano feito com etanol anidro (99,5% puro), óleo de rícino refinado PA e aditivos. Ocorre, contudo, que os motores BE também funcionariam com misturas feitas de álcool de posto (HIDRATADO). Qual é o problema, então?

O combustível padrão O.S. Bio Ethanol é feito com ETANOL ANIDRO (99,5% puro), óleo de rícino refinado PA ("para análise" ou 99,9% puro) e aditivos antiespumante, antioxidante e descarbonizante especialmente desenvolvidos.


O PROBLEMA É A ÁGUA!

1 - PROPORÇÃO DE ÁGUA E CARBURAÇÃO – O álcool de posto (HIDRATADO) contém porcentagem de água que varia muito de distribuidora para distribuidora e de posto para posto, de 4% (álcool de excelente qualidade) até 8% (limite permitido por lei) ou mais do que isso nos casos de álcool "batizado" em postos desonestos.

Essa variação na proporção de água dificulta a carburação dos motores, o que pode ser agravado nos casos em que o álcool de postos desonestos também contenha certos solventes baratos que dificultam ainda mais a carburação dos motores.

Álcool "batizado" é infernalmente problemático e NÃO DÁ REGULAGEM! O motor pode até funcionar, mas de modo claudicante na marcha lenta, apagando quase sempre nas retomadas.

No caso de álcool hidratado em que haja apenas variação da proporção de água dentro dos limites de 4% a 8%, um aeromodelista experiente, com muita habilidade na carburação de motores glow, poderá "achar" uma regulagem em que o motor BE funcione razoavelmente, mas terá de fazer uma nova regulagem toda vez que mudar de álcool.

2 - CORROSÃO PELA ÁGUA – O álcool hidratado deixará dentro do motor um resíduo de água na mesma proporção daquela que havia no combustível que ingressou pelo carburador. Isso provocará a oxidação das peças de aço (rolamentos, girabrequim e pino da biela no pistão), da vela e seu filamento. Se o modelista não tomar TODOS OS CUIDADOS necessários para evitar a oxidação, em pouco tempo o motor estará arruinado.

O lojista deverá INSTRUIR CLARAMENTE os consumidores a esse respeito. O modelista que usar álcool de posto ou qualquer outro álcool HIDRATADO deverá ser muito rigoroso na manutenção do motor BE, esgotando todo resíduo de combustível ao final de uma seção de voo e aplicando fartamente óleo after run.

3 - SÓ RÍCINO É SOLÚVEL NO ETANOL – Entenda o duplo papel do lubrificante nos motores glow para modelismo.

É importante enfatizar que, nos motores glow para modelismo, o óleo misturado no combustível tem uma dupla função, diferente dos motores 2T para motos, karts ou automóveis, nos quais ele é adicionado em pequena proporção (1%, 2%, no máximo 3%) apenas para assegurar lubrificação.

Nos motores glow para modelismo, o óleo tem também a responsabilidade do arrefecimento. É ele que garante a transferência de calor para fora do motor! Vem daí a necessidade de proporções muito mais altas de óleo misturado no combustível (10%, 16% ou mesmo 20% em certos casos).

Para assegurar lubrificação, um motor glow de modelismo também requer somente uma pequena proporção de óleo no combustível. Mas para o arrefecimento é preciso de muito mais! Além disso, para transferir o máximo calor possível para fora do motor o óleo NÃO PODE QUEIMAR-SE NA CÂMARA DE COMBUSTÃO. O ideal é que ele saia pelo escape tão íntegro quanto entrou!

Isso significa que o MELHOR ÓLEO é aquele cuja temperatura de inflamação seja superior àquelas que vigoram no interior da câmara de combustão. Nesse aspecto, o óleo de rícino é muito superior a qualquer outro lubrificante sintético ou mineral disponível no mercado para motores 2T.

Ademais, só o óleo de rícino é PERFEITAMENTE SOLÚVEL em etanol. Nenhum outro lubrificante sintético ou mineral disponível no mercado para motores 2T é tão solúvel em etanol quanto o rícino. Alguns lubrificantes sintéticos ou minerais são parcialmente solúveis, mas não o suficiente para assegurar a DUPLA FUNÇÃO de lubrificar e, principalmente, de arrefecer! E mais:

4 – NENHUM ÓLEO É SOLÚVEL NA ÁGUA! – Uma mistura "caseira" de álcool de posto (HIDRATADO) com um desses lubrificantes inadequados arruinará o motor inexoravelmente! Aliás, é mais provável que o motor nem chegue a funcionar.

Tais óleos formarão com o etanol e com a água uma EMULSÃO, isto é, uma mistura sem a dissolução do lubrificante em MOLÉCULAS INDIVIDUAIS. Em vez disso, formam-se aglomerados de óleo em microbolhas que dão ao líquido um aspecto turvo. Essas microbolhas são VISCOSAS e PODEM ENTUPIR o pescador do tanque de combustível, o tubo de alimentação e o próprio carburador.

Na prática, mesmo se não houver entupimento e o motor funcionar, o óleo NÃO estará dissolvido no combustível e, assim, NÃO HAVERÁ BOA LUBRIFICAÇÃO E NEM BOM ARREFECIMENTO.

5 - RÍCINO DE FARMÁCIA, NUNCA! – O óleo de rícino 99,9% puro (chamado "PA" ou "para análise") só é encontrado em lojas de produtos químicos para laboratórios.

O óleo de rícino vendido em farmácias NÃO PODE SER USADO EM NENHUMA HIPÓTESE, pois serve como laxante e contém GLICOSE para lhe dar um sabor adocicado. Ou seja, o rícino de farmácia fará, literalmente, AÇÚCAR QUEIMADO DENTRO DO MOTOR! O uso desse rícino adocicado é o que responde pela injusta fama de este ser um óleo que produz carbonização em demasia!

O rícino 99,9% puro é um lubrificante de altíssima eficiência. Não é por acaso que são de rícino as formulações de lubrificantes para motores 2T de competição com karts, motos, jet skis etc.

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