As tintas para plastimodelismo, são divididas quanto ao tipo de diluente, e quanto ao tipo de acabamento:
Classificação quanto ao tipo de diluente:
Tintas Esmalte Sintético - São tintas que necessitam de um diluente orgânico para a sua diluição e/ou limpeza do aerógrafo e pincel. São as mais fáceis de encontrar no mercado, e alguns afirmam que dão um acabamento melhor, principalmente em cores metálicas. Porém se deve tomar muito cuidado com o diluente principalmente na hora da diluição, pois alguns têm química muito forte e podem empenar, derreter ou estragar o plástico onde é aplicado. Recomenda-se testar antes de aplicar em seu modelo.
Tintas Acrílicas - Normalmente utilizam água como diluente, e algumas se podem diluir também em álcool isopropílico ou álcool absoluto, mas também é necessário fazer um teste antes, pois algumas marcas não reagem bem com álcool e talham, causando um efeito indesejado. Também são fáceis de encontrar no mercado, porém possuem uma gama de cores um pouco mais limitada em relação ao esmalte sintético.
Tintas Vinílicas - São mais difíceis de encontrar e sua química é muito parecida com a das tintas acrílicas.
Classificação quanto ao tipo de acabamento:
Fosco - Com o nome Matt ou flat em ingles este acabamento não tem brilho e são utilizados principalmente em aviões, tanques, helicópteros e outros equipamentos militares, para não produzir nenhum brilho ou reflexo para identificação do inimigo.
Brilhante - Com o nome de Gloss (brilho em inglês) são acabamentos onde se quer mostrar a perfeição e as curvas do acabamento através do brilho. Utilizado principalmente em carros e motos.
Acetinada - Também conhecidas como semi-brilho ou semi-fosco (Satin ou semigloss em inglês), como o nome diz é uma mistura dos dois anteriores. É quando se quer mostrar uma superfície, porém ela é muito grande, e se fosse pintada com tinta brilhante, apareceriam todas as irregularidades e imperfeições da superfície. Na prática é utilizada em paredes de casa e aviões civis grandes como Airbus e Boeing.